Duciomar Gomes da Costa (PTB) foi prefeito de Belém entre 2005 e 2012 |
Duciomar foi preso em sua residência, no residencial Green Ville I, na avenida Augusto Montenegro, durante a Operação Forte do Castelo, realizada por policiais federais com apoio do Ministério Público Federal. Segundo as investigações, o ex-prefeito comandava um esquema de fraude em licitações para favorecer empresas ligadas a ele, firmando contrados que enriqueciam os envolvidos de forma ilícita.
Os crimes ocorreram durante a gestão de Duciomar na prefeitura da capital paraense, entre 2005 e 2012. Segundo a PF, os elvodidos no esquema, que incluiam pessoas com vínculos profissionais, pessoais ou familares com o ex-prefeito, nunca demonstraram capacidade financeira, mas mesmo assim tornaram-se titulares de empresas, passando a receber volumes significativos de recursos públicos.
Segundo servidores da Corregedoria Geral da União, o esquema criminoso ocorreu durante a execução de diversos projetos realizados pela prefeitura de Duciomar, incluindo o início das obras de construção do Portal da Amazônia e a obra do BRT.
Duciomar está sendo conduzido para a sede da PF em Belém. Outros quatro mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Justiça, mas os nomes ainda não foram divulgados. A operação também cumpre 14 mandados de busca e apreensão e 4 de condução coercitiva nas cidades de Belém, Brasília e São Paulo.
(DOL com informações de Marcos Aleixo/RBA TV)
01/12/2017
Duciomar é preso acusado de desviar R$ 400 milhões quando era prefeito de Belém
Reviewed by adm
on
08:58:00
Rating:
Nenhum comentário: