O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), fará durante o mês de junho o que muito paraense queria fazer em pleno período de Copa do Mundo da Rússia: se mandar para a Europa. De acordo com o Diário Oficial do Município, o motivo da ausência, com direito à concessão de oito diárias (de 9 a 17) pagas com recursos públicos, é o XII Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, que ocorrerá nas cidades de Cracóvia e Katowice, na Polônia. O DIÁRIO questionou a Prefeitura sobre os valores das diárias, mas teve como resposta que “despesas referentes às diárias estarão disponíveis no Portal da Transparência assim que finalizadas”.
“É mais um passeio com o dinheiro público, enquanto a cidade padece no abandono”, lamenta a vereadora de Belém pelo PSOL, Marinor Brito. Ela passou as últimas semanas visitando escolas e creches fechadas, abandonadas, com problemas graves, constatando que a cidade segue inteiramente esburacada, com coleta de lixo irregular. “Não há investimento do dinheiro público no município. O pouco que vem é via convênio, via Governo Federal”, disparou.
Essa é a terceira viagem internacional do prefeito em um período de um ano. “Nenhuma das viagens que ele fez até agora teve apresentado um resultado, um convênio, qual o pacto feito entre as cidades, não existe nada disso. Nunca vi na minha vida, ninguém em Belém imaginaria um governo tão desastroso, sem prestação de contas, sem transparência”, contestou Marinor.
VISTA GROSSA Em fevereiro, o Tribunal de Contas dos Municípios do Rio de Janeiro anunciou que investigaria as expedições europeias do prefeito Marcelo Crivella, do PRB, durante o carnaval. Aqui, segundo a vereadora do PSOL, se o Ministério Público do Estado engaveta as denúncias, não deve ser diferente se houver um pedido semelhante com relação às viagens. “Você tem de ver a quantidade de denúncias que temos pedido que sejam feitas e que eles engavetam, imagina de viagem. Vamos tentar procurar saber algo”, avisa.
TRÊS VIAGENS
Antes de ter licença do cargo por mais de dez dias aprovada pela Câmara Municipal de Belém (CMB) para passar o fim do ano em um roteiro pessoal de viagem que incluiu Portugal e França, Zenaldo esteve, entre o fim de junho e julho de 2017 em Enghien-les-Bains, também na França. O motivo, segundo portaria do Diário Oficial do Município, era mais uma vez o Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco.
PERTO DA COPA - MAPA DA EUROPA
4.739 km - É a distância aproximada entre Polônia e Rússia, que vai sediar a Copa do Mundo a partir do próximo dia 14 deste mês de junho. 6 horas - É o tempo médio de uma viagem de avião da Polônia, onde Zenaldo Coutinho estará a partir do próximo dia 9, para a Rússia. 2 horas - É a diferença de fuso horário entre a Polônia e a Rússia. Explicações - nota da prefeitura - A Prefeitura de Belém informa que Belém foi pré-selecionada para sediar a reunião anual da Rede de Cidades Criativas em 2020. - No encontro, Zenaldo Coutinho participará da agenda que inclui o intercâmbio das redes membros de 54 países, bem como do Fórum dos Prefeitos
Belém é engolida pela chuva de novo e Zenaldo vai passear na Europa
Reviewed by adm
on
09:20:00
Rating:
Nenhum comentário: